2 de março de 2012

Contruções Paris - 03 Musée d'Orsay



Meu museu preferido, o que eu mais gosto no mundo inteiro, o que eu visito 500 vezes e ainda me empolgo na próxima visita, o que eu já mostrei para todas as pessoas que passaram por Paris (menos uma para quem eu sempre quis mostrar e nunca deu certo ...).

Como meu aniversário está próximo, resolvi me dar esse post de presente, porque é sempre uma alegria rever as obras do Orsay.

Ele é o museu dos impressionistas, pontilhistas, realistas e arte moderna (beeem pouco, ainda bem!) ou seja, obras artísticas de 1848 à 1914.

Ele abriu suas portas em 1986, onde era a antiga gare d’Orsay, que fora construída em 1900 durante uma exposição universal. Ela desservia as cidades do sudoeste da França e foi construída para ser pomposa, dada a localização (bairro chique de Paris + próxima ao Louvre).

06/2010 - Paris: Entrada do Musée d'Orsay e sua interminavel fila.

06/2009 - Paris: Vão central do Musée d'Orsay. Detalhe para o relo'gio da antiga estação de trem.

O museu foi recentement reformado e parece que eles mudaram as configurações de algumas obras. Ainda não fui lá para verificar, então vou mostrar algumas das minhas obras preferidas e que tanto me emocionam, na configuração antiga.

No quinto e u'ltimo andar ficam as obras impressionista (ou da época impressionista) de Monet, Renoir, Degas, Pissaro, Van Gogh até chegar nos pontilhista, que confesso não conhecer os nomes.


06/2009 - Paris: Ini'cio da visita no quinto andar. Algumas obras realistas, por volta de 1850.

06/2009 - Paris: Mulheres com sombrinha, Monet, 1886.

  06/2009 - Paris: Catedral de Rouen sob diferentes luzes, Monet, 1893. 

 
    06/2009 - Paris: Parlamento Inglês - Big Ben, Monet, 1902. 

 06/2009 - Paris: Coquelicots, Monet, 1873.


06/2009 - Le bal du moulin de la Galette, Renoir, 1876.
06/2009 - Paris: Ballerines Bleu, Degas, 1893.
 
06/2009 - Paris: Opéra e Montmartre vistas da janela do Musée d'Orsay. Entre um quadro e outro, vale admirar a paisagem ao lado.

06/2009 - Paris: L'église d'Auvers-sur-Oise, Van Gogh, 1890.

 06/2009 - Paris: O quarto, Van Gogh, 1889.

06/2009 - Paris: Les raboteurs de parquet, Gustave Caillebotte, 1875. Gosto desse quadro pelo seu realismo. Parece que os caras estão la', na sua frente raspando a madeira.

06/2009 - Paris:La Seine et le Louvre, Camille Pissarro, 1903. 


  06/2009 - Paris: Praia em Heist, Georges Lemmen, 1891. Detalhe para o pontilhismo (exemplo cla'ssico do meu livro de literatura no colégio).

  06/2009 - Paris: Não achei o nome nem o autor desse quadro ... mas ele me impressionou e não sei porquê, mas lembra a Amazônia. (quem tiver mais detalhes me conte!).

No mezanino encontram-se grandes pinturas (de muitos metros de altura) que são interessantes de ver. Sempre me sinto pequena quando ando por la'!


06/2009 - Paris: Cain, Fernand Cormon, 1880. Sempre penso no livro Vidas Secas quando vejo esse quadro. Imagino eles e a Baleia andando no meio da caatinga seca, a fome e a seca.

No térreo, além de muitos quadros de caça, natureza morta, ha' também va'rias esculturas e uma coleção de movéis antigos. No fundo do museu (ainda não sei a configuração foi mantida), tem uma maquete enorme da Opéra Garnier e do bairro onde ela se situa.

06/2009 - Paris: Porta do Inferno, Rodin, entre 1880 e 1917.
 
06/2009 - Paris: Les Nubiens, Ernest Barrias, 1894.

06/2009 - Paris:As quatro partes do mundo, Jean-Baptiste Carpeaux, ~1872. Essa obra foi encomendada pelo Haussman (prefeito que deu a cara atual à Paris, com seus prédios Haussmaniens ...) para ser colocada no Jardim do Luxemburgo.

06/2009 - Paris: Moldes usados pelo teatro de sombras do "Chat Noir". Eles faziam uma espécie de apresentação com as projeções dessas figuras. O Chat Noir era um cabaré famoso em Paris em 1881 e era conhecido pela inovação e improvisação de espetaculos, além das atividades normais de um cabaret.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Museu é magnifico! E sinto que a disposição mista de pinturas, gravuras e esculturas faz com que o museu seja mais interativo e descontraido. Ah, a maquete da opera continua exposta!

Anônimo disse...

eu esperava outro post! tb gosto muito deste museu, mas toda vez que quero ir tem uma fila imensa e eu desisto! ou entao ele esta fechado (segunda feira é fechado!!!)

Taciana disse...

Eu gostei bem mais desse museu do que do Louvre, com certeza. Nesse, eu iria mais de uma vez, enquanto tenho pouca vontade de rever obras da antiguidade e do renascentismo. Como vocë ilustrou bem, as obras são lindas!