20 de fevereiro de 2011

25 Challenge: #3 POCCИЯ - Parte I (São Petersburgo)

Санкт-Петербург (São Petersburgo) – Parte I

Não contentes com o inverno francês, decidimos passar o Ano Novo na Russia!! Essa decisão não foi por acaso. Uns dois meses antes de decidir a viagem eu comecei a aprender russo sozinha.
Fui motivada por amigo que tinha ido à Russia e que me recomendou a aprender pelo menos o alfabeto russo antes de ir para la. Como o pais esta incluso no projeto 25, como eu queria aprender uma nova lingua, como sou branca como as russas e tenho nome russo, porque não me aventurar na nova lingua?
Comecei então a decifrar o alfabeto cirilico nos meus trajetos para o trabalho, dado que é dificil concialiar trabalho + mestrado + atividades domésticas + vida social + russo.
Então, voltando à viagem, um belo dia (1 mês antes do natal) tinhamos que comprar passagens para algum lugar. Pensamos no Egito, mas so achamos cruzeiros para Luxor e queriamos ir para o Cairo, onde tem as verdadeiras pirâmides, maravilhas do mundo. Depois vimos pacote para a Jordania (Petra+mar morto+ Monte Sinai), mas o problema era o visto, em um mês seria dificil consegui-lo.
Então porque não a Russia? Seria a oportunidade perfeita para eu testar o quanto eu aprendi de russo. Decidido, vamos passar Ano Novo na Russia!! “Karacho”!!

São Petersburgo foi nossa destinação inicial. Falavam da beleza da cidade, mas ela é muito mais impressionante ao vivo. A cidade foi fundada em 1703 pelo tsar Pedro o Grande. Foi capital da Russia até 1917, antes da Revolução Russa.
A cidade foi construida do zero por Pedro que queria mostrar a grandeza do povo russo e trouxe artistas italianos, arquitetos alemães, franceses para construir a cidade.
Posso dizer que ela é monumental, tudo é gigante, as avenidas são largas e os prédios imensos.

Chegamos em São Petersburgo à noite. Acabamos pegando um taxi no aeroporto, pois estavamos com medo de testar o onibus na cidade à noite, depois de tudo que lemos nos guias turisticos. Taxi na Russia é uma bagunça, existem três tipos: taxi oficial, que tem contador, mas geralmente eles roubam, taxi coletivo, é uma van que pode pegar varias pessoas e taxi cidadão, se você faz sinal na rua, qualquer civil normal pàra e vira taxi.
A Russia é uma terra meio sem lei, logo, o preço é de acordo com a cara do freguês. Se for estrangeiro então, pode cobrar qualquer coisa.
Pegamos um taxi de uma companhia que ficava no aeroporto mesmo. Posso dizer que o taxi não era um taxi, mas sim o carro de um cara que trabalhava com obras (carro todo quebrado) e que adorava techno (o caminho inteiro no tuts, tuts). Ele não trocou uma unica palavra com a gente (não pude praticar ainda meu russo), mas nos deixou são e salvo no hotel, ufa!

O caminho do aeroporto até o hotel foi longo, passamos por enormes avenidas, com prédios gigantescos. Tudo iluminado para o Ano Novo, de noite era até bonito. Não preciso nem dizer que os carros voavam nas avenidas, mas pelo menos eles respeitavam o semaforo.
Chegamos tarde no hotel e fomos dormir. O frio e o medo de ser extorquido nos fez ficar quietinhos.

Dia seguinte, queriamos começar a visita da cidade pela ordem cronologica da construções. Primeira destinação era o forte de São Pedro et Paulo. No mapa parecia perto do hotel, então decidimos ir andando ... para quê pegar metrô?

Depois de atravessar a Nevski prospekt demos de cara com o Hermitage. Sim o grande Hermitage, ex residência de inverno dos tsares que fora transformada num museu gigante e o guia diz que ele tem mais obras que o Louvre ... eu não achei, para mim o Louvre tem mais coisas.

São Petersburgo 12/2010: Hermitage e muita neve!!


Chegando nas margens do rio Neva, avistamos a torre do tal forte, mas ele estava tão longe e nos com fome e frio decidimos pegar um onibus. Sim, era a hora de usar meu russo para perguntar se ele ia para o forte. Claro, porque o sistema de transporte não é organizado como na França, então não ha indicações sobre qual onibus passa em qual ponto, horarios, itinerarios, etc. E como o São Paulo da minha época, quando eu queria um onibus que passasse em tal lugar, eu ligava para o meu tio para perguntar.

São Petersburgo 12/2010: Rio Neva congelado e forte ao fundo!!

Parei um onibus. Como eu não sabia falar o nome do forte, muito grande, vi que tinha um zoologico perto. Zoologico eu sei falar, graças as minhas lições!! Então perguntei (transcrição fonética): “Izviniti, kak papasti vi zoopark?”.
Ai pronto, o motorista começa a desembestar e não para de falar. Quando ele finalmente pàra o discurso, eu falo: “Ia ni panimaio”. Então uma mulher entra na conversa e me diz coisas.
Eu agradeço “Spaciba” e saio do onibus ...

Meu namorado veio falar comigo todo contente, achando que eu mandava muito bem em russo até ele me perguntar o que as pessoas me disseram. E voilà, eu não entendi nada do que falavam, para não dizer nada, eu achei ter ouvido uma palavra como direita (naprava) e foi tudo.
Conclusão, nem onibus conseguiamos pegar ... nem me falem em inglês, ninguém fala inglês na Russia, nem adianta tentar, a lingagem corporal é mais eficaz.
Acabamos desistindo do forte e começamos o passeio pela ordem cronologica inversa.

Algumas fotos com explicações (o post ja esta bem grande!)

- Canal : Pierre o Grande, quis imitar Veneza ao construir São Petersburgo. Assim, o centro da cidade contém varios canais que foram construidos propositalmente. Dizem que por conta disso a cidade tem em torno de 342 pontes!

 São Petersburgo 12/2010: Um dos canais de São Petersburgo e suas casas coloridinhas.

- Trolebus + placas em russo : não tirei muitas fotos de coisas mundanas na Russia porque o guia dizia que eles não aceitam muito bem. Além disso, a policia parece ser meio corrupta e adora extorquir estrangeiros, logo, fomos bem prudentes para não parecermos estrangeiros, apesar do fato de estarmos vestidos com roupa de ski no meio da rua!!

São Petersburgo 12/2010: Praça na Nevski prospekt et trolebus.

São Petersburgo 12/2010: Placas na Nevski prospekt.
São Petersburgo 12/2010: Moda inverno - roupa de ski em plena cidade.

São Petersburgo 12/2010: Parque com neve, achei tão bucolico os bancos branquinhos ...

- Museu da historia russa : coloquei essa foto aqui não apenas porque o prédio é bonito, mas sim porque ele me lembra uma loka de chapkas que eu visitei. Antes mesmo de ir para a Russia eu ja tinha colocado na minha cabeça que eu compraria uma chapka. Do começo ao fim da viagem eu a procurei, mas não achei uma que conviesse ao meu bolso.
As chapkas são maravilhosas, o problema é o preço. Uma com pele sintética custa uns 50 euros no camelô e as verdadeiras não saem por menos de 300 euros.
Me contentei em acariciar o pelo de esquilo na loja ... talvez quando eu ganhar 10x mais o que eu ganho hoje eu compro uma!




São Petersburgo 12/2010: Museu da historia russa.
 São Petersburgo 12/2010: Praça em frente ao museu da historia russa.

- Igreja do sangue derramado: essa igreja foi construida no lugar onde o Czar Alexandre II foi assanidado, por isso o nome sangue derramado.
Ela é muito bonita. O exterior é bem diferente da arquitetura de igrejas tradicionais (o guia chama ela de grande bolo enfeitado, maldade). Exatamente o que eu queria ver, coisas diferentes.
O interior é todo revestido de mosaicos com varias cenas sobre a vida de Cristo.

  São Petersburgo 12/2010: Igreja do Sangue Derramado vista do canal.

  São Petersburgo 12/2010: Detalhe do teto da igreja do Sangue Derramado.

  São Petersburgo 12/2010: Mosaicos do teto da igreja.

   São Petersburgo 12/2010: Mosaicos das colunas da igreja.

   São Petersburgo 12/2010: Detalhe para o chao de marmore da igreja.

São Petersburgo 12/2010: Local exato onde o tsar foi morto.

- Dom Knigui : famosa livraria, em todo caso, para mim ela é um icone, dado que no meu livro de russo so falam dela. Aprendi o plural com o Dom Knigui, que siginifica “casa dos livros”.

 São Petersburgo 12/2010: Dom Knigui - livraria russa.

São Petersburgo 12/2010: Dom Knigui - interior da livraria russa.

 São Petersburgo 12/2010: Nada de Coca Cola na Russia!

- Feira de Natal: os russos não festejam muito o Natal, na verdade, eles comemoram o Natal no dia 07 de janeiro (explicarei isso num proximo post).

 
São Petersburgo 12/2010: Feirinha de Natal.

Depois do marché, voltamos para o hotel e fomos num restaurante que servia "Stroganov" que corresponde ao estrogonof. Descobri que é uma comida russa, diferentes historias dizem que foram soldados que criaram o prato, outros dizem que o prato foi criado pela poderosa familia Stroganov. O que me importa é que é um dos meus pratos preferidos e eu me regalei comendo estrogonof flambé em vodka quase todos os dias até passar mal!! Sim acho que um dos pratos que eu comi tinha muito creme e não consegui dormir a noite inteira. Pelo menos fiquei feliz comendo!!


Vou fazer o post de São Petersburgo em duas partes, senão ficara muito longo ... ainda nem falei do Hermitage, logo, ainda tenho muita historia para contar!!

Nenhum comentário: