18 de novembro de 2010

Itália II

No último post, como indicado, ficou faltando falar de Roma.
A primeira vez que fui para Roma foi mágica, nunca tinha visto uma cidade com tantos monumentos. Você virava a esquina de uma ruela e lá havia um antigo prédio ou uma fonte que com certeza tinha mais do que 1000 anos.
Na época eu era estudante e pão dura, então não aproveitei muito da gastronomia local, mas visitei todas igrejas possíveis e impossíveis, assim como outros monumentos.
Apesar de toda essa descoberta, o ponto alto da viagem foi ter passado o Natal na missa do galo e ter visto o Papa João Paulo II.

Vaticano 24/12/2003 : Presépio de Natal
 No dia 24/12/2003 nós tinhamos encontrado por azar um grupo de brasileiros que também estavam em viagem na Italia. Sem saber onde passar a ceia, já que tudo estava fechado às 19h e a única coisa que conseguimos comer foi pizza num fast food, fomos para o Vaticano. Nada mais natalino.
Quando chegamos lá, havia uma quantidade imensa de pessoas, eu estava no meio da multidão e um padre escossês ou irlandês começos a conversar comigo, perguntou de onde eu era e finalmente perguntou se eu queria uma entrada para a missa do galo. Sem hesitar eu disse sim e de quebra consegui entra para todos os outros brasileiros (uns 20), senti uma felicidade tão grande na hora que eu não parava de pular.
Aliás pular foi o que tivemos que fazer (junto com freirinhas também brasileiras) para entrar na fila de segurança (igual nos aeroportos) e assim assistir à missa.
Ficamos de pé, pois não tinha onde sentar e fui muito emocionante ver o Papa, velhinho, entrando na igreja. Foi um milagre de Natal ter entrado naquela missa.

Basilica de São Pedro 24/12/2003 : Missa do galo com Papa João Paulo II.

A segunda vez que fui para Itália não foi tão mágica como a primeira, mas foi também especial.
Para começar, deviamos pegar um vôo da Ryanair para Veneza e depois pegaríamos um trem para Roma. No final não fomos para Veneza por causa de um problema técnico no avião.
A companhia aérea nos fez entrar no avião e no momento da decolagem a aeromoça saiu correndo para o fundo da aeronave. Em seguida voltamos para o ponto de partida e nos fizeram descer do avião, dizendo que ele seria arrumado.

Beauvais 02/2009 : Esperando avião da Ryanair.

Esperamos por horas, até que nos avisam que o vôo fora cancelado por motivos técnicos. Como era tarde, o próximo vôo para Veneza era só quatro dias depois. Então para não estragar completamente as férias, fomos para Roma no dia seguinte.

Chegando em Roma, fomos para o albergue onde deveríamos ficar e pegamos uma noite a mais. Como o quarto feminino estava lotado, ficamos num quarto misto.
Para nossa surpresa, o quarto era ocupado por duas meninas brasileiras (praga da em todo lugar mesmo). Ok, que legal, mas isso só era o começo das surpresas.
Elas pareciam legais, até nos chamaram para uma festa ... como estavamos cansadas, não fomos.
No meio da noite as garotas chega e com elas todas as coisas bizarras que já vi. Para começar, uma das meninas vomita do alto da beliche em direção ao chão ... detalhe, as roupas da amiga estava todas no chão, inclusive minhas havaianas (muito nojo! Nem quis pensar o que vôo na minha toalha que estava pendurada ali perto).
Não contente, depois de ouvir tudo o que contei, entra uma pessoa no quarto que durante a troca de calça, cai no chão de cabeça (pelo menos era o que o barulho dava a entender) e solta um murmuro de bêbado que não sabe se ele caiu ou o chão que rotacionou de 90 graus.
Depois entra um cara que queria deitar numa das beliches de cima, mas descobriu que ela estava ocupada pelo bêbado.

Bref, boa primeira noite de sono. Depois disso, descobri que não estou mais apta para ficar em albergues. Fiquei chata e essas pequenas coisas me irritam, apesar de eu dar risada quando lembro da situação.
No dia seguinte, mudamos para o quarto das filles, menos zoado que o outro.

Mas as confusões não acabaram por ai ... dado que nosso vôo foi cancelado, a própria companhia disse que podiamos pedir reembolso do que gastamos por conta do cancelamento.
Para ser reembolsada da noite de hotel extra que gastamos tivemos que negociar durante uma semana com a máfia italiana (o dono do albergue) para conseguir um recibo. Depois de falar todo santo dia com o mafioso (unicamente por telefone) e mencionar polícia num dos telefonas, finalmente consegui um papel com UMA noite declarada.
Deixando isso de lado, Roma continua muito interessante, continuo a ter a mesma impressão com relação aos monumentos que pululam por todos os lados.

Roma 02/2009 : Fonte Piazza di Popollo.

Roma 02/2009 : Fonte atras do Pantheon.

Além da parte cultural, descobri a parte gastronômica que não aproveitei da outra vez e sobretudo os gelatos!!

Eles realmente têm sorvetes bons e baratos! As vezes nossas refeições eram feitas de sorvete: café da manhã, almoço janta e sobremesa.
Algumas vezes iamos ao mercado e compravamos pão para comer com mortadela e queijos italianos ... tão bom. Sem contar as pizzas!!!

Alguns pontos de Roma que é imprecindível visitar:

1. Il Coliseo : principal elemento da politica "pão et circo" (talvez agora construam um no Brasil com a Dilma e o Tiririca no poder ...). Gladiadores lutavam no local.

Roma 02/2009 : Coliseo vista aérea.

Roma 02/2009 : Coliseo por dentro.

Roma 02/2009 : Coliseo à noite.

2. Foro Romano : antiga sede do governo romano.

Roma 02/2009 : Foro Romano.

3. Fontana di Trevi : dizem que se jogar três moedas (sem olhar) seu desejo se realiza. Também dizem que se jogar uma moeda com o braço direito você volta para Roma.
Quando eu fui em 2003 para Roma, joguei as três moedinhas e meu sonho se realizou ... não custa nada tentar.

Roma 02/2009: Fontana di Trevi.

4. Piazza di Espagna - ponto de encontro de muitas pessoas. No alto da praça tem-se uma vista para cidade e para a rua mais chique da cidade.

Roma 02/2009 :Pizza di Espagna, vista de baixo.

Roma 12/2003 :Pizza di Espagna vista de cima.

Roma 02/2009 - Cavalinho simpatico (muito fofo com gorrinho), praça da Espanha.

5. Piazza Navona - grand epraça de Roma, onde antigamente se praticava alguns jogos e corridas de charrete.  No Natal tem feirinha que vende peças para presépio. Eu nunca tinha visto um lugar que vendesse tantas coisas para criar presépio.

Roma 02/2009 - Piazza Navona e detalhe de uma das fontes.

6. Panthéon - uma espécie de mausoléo, onde tem pessoas famosas enterradas. Para variar, Vittorio Emanuele esta enterrado nele. Essa personalidade que até hoje não sei quem é, foi homenageado em varios monumentos, como o Monumento à Vittorio Emanuele (veja foto abaixo) e a galeira de Milão (veja post Italia I).

Roma 02/2009 - Pantheon.

Roma 02/2009 - Tumulo do Vittorio Emanuele.

Roma 02/2009 - Monumento ao Vittorio Emanuele.

7. Vaticano - dispensa comentarios (mas para quem não sabe, é um pais, o menor do mundo que tem como chefe de estado o Papa, entidade maxima da igreja catolica que representa Deus na Terra).

Vaticano 02/2009 : Vaticano visto do alto.

Vaticano 02/2009 : Museu do Vaticano.

Vaticano 02/2009 - Capela Sistina - Museu do Vaticano.

Vaticano 02/2009 - Basilica de São Pedro.

Vaticano 02/2009 - São Pedro.

Vaticano 02/2009 -Pieta de Michelangelo.

Vaticano 02/2009 -Lista de todos os papas que ja existiram. Começou com São Pedro e o ultimo foi o Papa João Paulo II.